As pessoas estão tão acostumadas com seu nome ou seu apelido que escrevê-lo numa ficha qualquer ou dizê-lo quando se apresenta a alguém acaba por se tornar algo mecânico. Porém, há muito o que se dizer acerca do nome.
Primeiramente, vale dizer que usa-se a expressão ‘nome próprio’ como se esta fosse uma propriedade de cada um. Ops. Será que é mesmo assim? De onde vem esse nome? Ignoramos o fato de que esse nome pelo qual nos reconhecemos foi dado a cada um de nós e que ele traz consigo uma carga enorme de significações. Ao nascer, o nome que recebemos vem carregado de esperanças, expectativas, conteúdos emocionais dos pais, traz desejos. Portanto, não recebemos apenas um nome. Recebemos sim um signo, um enigma na forma de um nome. E muitas vezes um destino a ele associado.
É por isso que escolhi o conto da Clarice Lispector. Ele ilustra de forma clara o que quero expressar. Muitas vezes as expectativas dos pais são depositadas no filho que nasce e, de forma inconsciente, o nome escolhido revela muito destas intenções. O nome escolhido pode ser o de um antepassado já falecido. Não importa que nome seja, ele é um enigma. E como tal pode ser decifrado. É um instrumento precioso para que se reconheça muitos aspectos de sua vida. Os exemplos são infinitos.
João, um jovem médico, de forma inconsciente escolheu essa profissão porque sua mãe gostaria de ter um filho médico e escolheu o nome porque seu ginecologista se chamava João. Pedro se tornou advogado por que Pedro também era o nome do seu avô, um brilhante jurista. Maria das Dores sofreu a vida inteira com dores no corpo porque seu nome estava associado a uma gravidez dolorida, razão do seu nome. Outra Maria das Dores tornou-se enfermeira, aquela que era conhecida por cuidar das dores dos outros. Enfim, cada um, cada nome tem a ele uma história e um destino associado.
Quero dizer que a palavra destino não tem nada a ver com os deuses e sim com o sistema onde cada um de nós nasceu. Mas voltemos ao conto. Veja que certos acontecimentos da realidade podem determinar a escolha de um nome e provocar uma série de arranjos na família para a conformação a este nome.
Qual o significado do seu nome? Qual a intenção dos seus pais ao lhe presentearem com seu nome? Isto pode ser investigado e talvez (quase que com certeza) você se surpreenda com o fato de que muito do que você é hoje, suas escolhas e até seus sofrimentos possam de alguma forma estar contido nas circunstâncias e no significado do seu nome.
Só uma advertência: mesmo que você considere esta uma tarefa simples, saiba que sempre haverá mais para se dizer sobre seu nome, sempre. Dizer quem somos é também dizer qual a história e o significado do nosso nome.